- Área: 600 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Rafael Gamo
-
Fabricantes: Cemex, Grupo Arca, Venster
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um projeto que recria a ideia de casa e estrutura diferentes espaços ao redor de um grande pátio. Essa solução se deve à necessidade de respeitar todas as árvores existentes no terreno e ao desejo de que cada espaço receba luz da manhã e da tarde. Isso produziu uma espécie de casa dividida, onde a moradia é composta por blocos isolados que são rotacionados dependendo das vistas e da orientação e são acomodados para conservar a vegetação existente.
O programa é resolvido em nove blocos para que cada área tenha certa independência e, ao mesmo tempo, uma relação com os diferentes espaços. Os blocos de cozinha-sala de jantar- dormitório principal e dos filhos são vinculados por meio de corredores cobertos. O restante: dois blocos para dormitórios de hóspedes, serviços e garagem terminam de conformar o pátio central e permitem que cada bloco esteja voltado para esse pátio e se abra ao outro extremo gerando vistas privadas mas totalmente abertas para a paisagem. Dois blocos abrigam terraços, enquanto o resto das coberturas é conformado por telhados verdes.
Cada bloco possui uma altura diferente que corresponde tanto à sua localização particular dentro de uma topografia com fortes desníveis como às diferentes hierarquias de cada espaço. A habitação principal está localizada em um segundo nível, sobre o dormitório das crianças e sobre um estúdio que tem seu próprio terraço. Um estúdio mais amplo está localizado sobre a sala de jantar, desde esse espaço o pátio central é acessado, por meio de uma escada, que ressalta a independência dos dois blocos mas também as sequências e comunicações que existem entre eles.
A residência é conformada por quatro materiais: concreto aparente em cor negra, madeira, pedra e vidro. A estrutura é o acabamento final e esse diálogo que existe entre o interior e o exterior e entre as diferentes peças aborda uma imagem unitária dentro de estruturas isoladas, cada qual com suas alturas e dimensões. Cada bloco é moldado na paisagem e faz com que o conjunto desapareça no entorno. A cor negra e a condição pétrea da casa ajudam a criar um projeto de caráter atemporal. O acesso é o ponto onde isso se torna mais palpável, já que trata-se de um percurso semi-oculto de maneira pausada e escalonada até o pátio, onde são descobertos os blocos cegos e abrem-se os caminhos transparentes que conectam as áreas principais. Esses caminhos abrem-se tanto ao pátio como à paisagem exterior e deixam entrever uma série de vistas que, de alguma maneira, penetram no recinto resguardado do pátio. Assim, enquanto o pátio se fecha para o exterior, ele também antecipa o que se encontrará do outro lado dos diferentes blocos.